Agência de Notícias do Projeto Caatinga
Trabalho divulga inventário de cultivares
A Embrapa Mandioca e Fruticultura lançou a Circular Técnica “Inventário de variedades de mandioca lançadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura no período de 1996 a 2009”.

O trabalho é uma atividade vinculada ao projeto “Impacto da Pesquisa Participativa do Melhoramento Genético da Mandioca no Bioma Caatinga”, liderado pelo pesquisador Clóvis Oliveira de Almeida. “O projeto tem o propósito de responder a quatro questões básicas: Onde e em quantos municípios as variedades melhoradas foram adotadas? Qual é a importância das variedades melhoradas em relação às locais? Qual é a velocidade de adoção e de difusão das variedades? Quais são os fatores determinantes da adoção (e da não adoção) das novas variedades? Com base nas respostas, serão selecionados os locais e as variedades para avaliação de impactos ambiental, social e econômico”, explica Almeida, um dos autores do trabalho junto com a analista Jacqueline Camolese de Araújo.

O levantamento das variedades lançadas teve início com consulta às bases de dados e entrevistas com pesquisadores que realizaram trabalhos de pesquisa participativa com mandioca. As principais bases de dados utilizadas foram os fôlderes com as variedades lançadas pela Unidade, em que se detalham o local de pesquisa e a região apropriada para a variedade. A publicação “Memórias formosas: a trajetória de uma variedade de mandioca da seleção à avaliação de impactos”, lançada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em 2010, também foi importante para o levantamento das informações. A publicação está disponível na coluna ao lado.