Agência de Notícias do Projeto Caatinga
Documento aborda impacto econômico da BRS Kiriris
O projeto lançou mais um Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (nº 68), disponível na coluna ao lado, em Publicações. “Impacto econômico de pesquisa da Embrapa com variedade de mandioca resistente à podridão radicular” é de autoria dos pesquisadores Clóvis Almeida e Áurea Albuquerque. Neste trabalho, é analisada a viabilidade econômica de pesquisa da Embrapa no desenvolvimento de variedade melhorada de mandioca resistente à podridão radicular e tolerante à seca.
A podridão radicular é a principal doença da mandiocultura em importantes regiões produtoras da região Nordeste do Brasil, e o estresse hídrico, um dos grandes desafios ao incremento do rendimento e da produção na região.
O método utilizado para medir os benefícios econômicos da pesquisa foi uma variante simplificada do enfoque do excedente econômico. Os custos foram calculados com base nos dispêndios totais da Embrapa no processo de seleção da variedade. Os resultados sugerem a viabilidade do investimento às taxas de descontos mais praticadas no mercado. O tempo de retorno do investimento foi de aproximadamente 12 anos.